terça-feira, setembro 27, 2011

Paris


Foto bY DUDU

Nunca foi aquela cidade que me fascinasse, que me apetecesse conhecer nem a mim nem a ele, por isso foi uma surpresa quando a Sandra nos ofereceu a viagem, a expectativa não era muita.
Ora bem 48 horas e mais uns pózitos não é muito tempo para conhecer Paris e contemplar, senti que estávamos a fazer como aquele ditado português de por o Rossio na Rua da Betesga.
A cidade é enorme, andei muito a pé, muito mesmo estou para aqui com os pés todos doridos, não achei os franceses antipáticos pelo contrário, gostei imenso de não ser permitido cães nos jardins e o facto de qualquer espaço verde ser bom para almoçar e descansar em plena relva, fizemos o mesmo.
Gostei da Torre Eiffel nunca na vida tinha pensado em subi-la, da confusão da Praça da Concorde, do Arco do Triunfo, da Laudurée e dos seus macarons, o de pétalas de rosas era muito bom, de como deixei um saco com umas lembranças da Ladurée no banco dos Campos Elisios em frente da loja da Adidas e passados 10 minutos voltei lá e alguém estava com o saco e o devolveu, de ficar sentada nos Jardins de Tuileries e do Luxembourg simplestemente a olhar e a descansar, de subir à Tour Montparnasse, de entrar pela parte traseira do Sacre Coeur, do Louvre por fora, do Grand e Petit Palais, da Ponte Alexandre III, de andar nas margens do Sena e passar em baixo da Ponte  Neuf, da Notre Dame nunca pensei que fosse tão antiga, de andar simplesmente pelas ruas, de volta e meia ouvir falar português, de entrar à socapa (que é como quem diz a fazer-me de burra porque não tinha comprado bilhete) para ver o túmulo do Napoleão Bonaparte, de ver as esculturas de Rodin, o Pensador que conhecia dos livros de História, de ir à Opera Garnier, de tirar a fotografia da praxe ao pé do Molin Rouge com uma fila sem exageros de 200 pessoas, do metro aquilo é confuso mas apanhando o jeito não tem nada que enganar e não nos enganámos, de me terem dado uma moeda da Jordania, de ver tantos sítios que já foram cenários de filmes, da descontracção nas pessoas, de estar com ele, de me desenrascar no francês e no inglês (a coisa com calma vai lá apesar de achar que às vezes pensavam que estava com alguma apoplexia), as vezes que disse si em vez de oui de rir e de tantas outras coisas, no fundo gostei muito e muito.
Um dia volto lá.

Obrigada Sandra



Obrigada também à Elite e à Joanissima pelas dicas e sugestões.


3 comentários:

GATA disse...

Curiosamente (há muitooos anooos, era eu uma criança LOL) quando o meu pai disse "Vamos a Paris", eu comentei "Paris??? Errr..." No entanto adorei! E gostei tanto que voltei 3 vezes!

(mas entre Paris e Londres, Londres ganha, até porque já perdi a conta às vezes que estive em Londres, mas foram mais de 10, certamente LOL)

MAS O QUE INTERESSA é que aproveitaste a 'oferta' e gostaste! E, sobretudo, divertiste-te!

Dudu disse...

Gata

Desejo voltar lá pelo menos mais uma vez com a minha filha, Londres ainda não conheço mas quem sabe qualquer dia.

Rita Sofia disse...

A quantidade de coisas que visitaram em tão pouco tempo! Aproveitaram ao máximo e as fotos estão lindas! Bjs