segunda-feira, junho 21, 2010

Notas e fim de ano escolar

A filhota passou para o ultimo ano do 3º ciclo, não era de esperar outra coisa a não ser ainda muito melhores notas, porque ela é capaz.
Na sexta-feira foi o ultimo dia, e ainda havia colegas que não sabiam se transitavam ou não.
Após a reunião de professores no sábado, os sms começaram a circular e de uma turma que no 2º período a média de negativas rondava as 5 por aluno e onde só houve 3 alunos sem negativas, entre eles a minha princesa, ficam retidos dois alunos no final do ano.
Ora a mãe desse aluno decidiu ir reclamar hoje para a escola o facto do seu educando não ter transitado, com ameaços de ir à televisão e de diabo a quatro.
Professores novamente reunidos, aguarda-se novo veredicto.
Nisto tudo o que me incomoda é que ao longo do ano não se importam se vão bem na escola, o que andam a aprender, ver os cadernos, nada...mas depois exigem que passem de ano.
Não interessa se têm os conhecimentos necessários para a nova fase, querem é que os meninos passem e não pensam que a médio prazo eles vão “pagar” por isto.
Infelizmente tenho de comparar a escola de hoje com a de há 20 anos, onde éramos apelidados de geração rasca, mas passávamos por mérito e com conhecimentos.
Hoje estamos muito longe disso, às escolas só interessa a classificação nos rankings, os professores querem boas avaliações e os pais que os filhos passem pela escola.

8 comentários:

Turista disse...

Dudu, muitos parabéns a si, por ser uma mãe empenhada e à sua princesa, pelas notas obtidas.Em relação ao SMS, que diz ter circulado e levado a que uma mãe se insurgisse quanto à retenção do filho, parece-me que os professores do Conselho de Turma, não fariam uma nova reunião, sem antes o aluno ter recorrido por escrito e o caso ter sido avaliado pelo referido C.T. e Conselho Pedagógico. Parabéns, mais uma vez.

Dudu disse...

Manuela
Obrigada pelas palavras.
Em relação aos sms, não expliquei bem, era entre alunos, quando a reunião terminou os E.Educação dos alunos que não transitaram foram contactados por telefone.
E sim a mãe recorreu por escrito mas juntou a isso as tais ameaças.

Turista disse...

Dudu, obrigada pelo esclarecimento e pela sua simpatia.

Diva disse...

Mlle,
Parabéns pelo sucesso da filhota :)

Bisou

Dudu disse...

Diva
:) obrigada

GATA disse...

ADENDA: ups, esqueci-me do mais importante... PARABÉNS à "Princesa" e aos "Reis"!!! :-)

GATA disse...

Pois é, os jovens hoje têm a vida demasiado facilitada, e os paizinhos são os grandes responsáveis... Mas, claro, é muito mais fácil atirar as culpas para os professores e para o sistema!!!

Enquanto as pessoas nãp perceberem a diferença entre EDUCAÇÃO e INSTRUÇÃO, e que a primeira começa em casa e a segunda continua na escola, não vamos longe, não...

Dudu disse...

Gata
Obrigada :)